sexta-feira, 12 de abril de 2013

O CARRETO DE PESCA

O carreto de pesca é uma peça de extrema importância e deve formar com a cana um conjunto equilibrado, cómodo, funcional e resistente.
O que mais se adequa à pesca de bóia é o carreto de bobine vertical, porque permite a realização de bons lançamentos e recolhas, um excelente controlo da linha, evita fios emaranhados e facilita a troca de bobines, i.e., linhas de diâmetro diferente.
Interessa que o carreto seja bem construído e sólido, que realize lançamentos e recolhas suaves, sem fricções ou folgas, em esforço ou não, e proporcione uma regulação precisa e segura da embraiagem.
Um carreto pequeno não é necessariamente mais fraco ou menos resistente do que um de maiores dimensões. Na verdade o que  diferencia um do outro é a capacidade da bobine e a recuperação da linha. 
A recolha do fio nos é cedida através da seguinte expressão, por ex: 5:1, significa isto que uma volta completa da manivela, corresponde a 5 voltas da asa-de-cesto. 
No final de um dia de pesca, deve o carreto ser alvo de uma limpeza e lubrificação de acordo com as indicações do fabricante e da necessidade do equipamento. Este será um tema a desenvolver noutra altura.
Os carretos aqui retratados são originais, alguns extremamente raros e estão totalmente operacionais fruto de uma atenção e manutenção adequadas ao longo de 30 anos. São eles: Abu Garcia Suverän S2000M (fabricado na Suécia), Daiwa BG13, Daiwa SS1 (fabricados no Japão), DAM SLS1 (fabricado na Alemanha Ocidental), Shimano KX-I, Shimano Z-I (Fabricados no Japão), Ryobi MX10 (Fabricado no Japão), Zebco 5010, Zebco 6010 (Fabricados no Japão). 
A título de curiosidade o Suverän é considerado o melhor carreto de todos os tempos.